terça-feira, 23 de março de 2010

Ta aqui a análise da musica Bad Romance

Os vídeos e performances de Lady GaGa são extremamente simbólicos e recheados de mensagens subliminares.
Seu penúltimo vídeo, Bad Romance, descreve o obscurto e ritualístico trabalho do mundo do entretenimento, simbolicamente descrevendo GaGa como uma escrava do sexo. Esse artigo examina os símbolos ocultos presentes no vídeo e suas mensagens subliminares.

O clipe de Bad Romance é um misto de profundo simbolismo com pura aleatoriedade, moda, marketing de produtos e imagens religiosas, tudo numa grande celebração musical.

GaGa usa sua presença teatral para chocar, assustar e fascinar quem assiste. Se você ler os artigos anteriores sobre Lady GaGa (PREGUIÇA MASTER DE TRADUZIR OS OUTROS) você já saberá dos elementos ocultos que fazem parte de sua imagem.

Conceito da música
http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/Bad-Romance.jpg

Bad Romance é o primeiro single do álbum The Fame Monster. Se você reparar em seus trabalhos anteriores, a mensagem principal de sua música é de que ela está disposta a fazer de tudo, até de se sacrificar, para obter a fama.

O vídeo continua na mesma veia, mostrando GaGa como uma vítima da indústria da música. Ela quer viver um "Mau Romance" com a abusiva, cruel e satânica industria fonográfica. Ela está certa de todos os defeitos que existem mas mesmo assim ela deseja ser parte disso mais que tudo. Ela é um Monstro da Fama, ela se alimenta de fama, ela gosta de ser famosa, se ela não for famosa ela morrerá, ou algo parecido... Você entende. No sentido literal, a música fala sobre querer ser atingida por um tipo de psicopata, mas o vídeo revela que na verdade, o psicopata é a indústria.

A canção começa com uma "oração" estranha:

Rah-rah-ah-ah-ah-ah!
Roma-roma-mamaa!
Ga-ga-ooh-la-la!
Want your bad romance

Esse é o tipo de idiotice sem sentido que as pessoas gostam de gritar em festas ou discotecas.

Tem algum sentido mais profundo? GaGa anuncia numa estranha e gótica maneira, um encanto cerimonial.

Ra é o nome do rei Sol Egípcio, que ainda tem grande importância no ocultismo dos dias de hoje ("Eye Of Ra", o All-Seeing Eye [O Olho-Que-Tudo-Vê]). Roma poderia ser uma referência à igreja católica romana, mas não temos tanta certeza. Isso poderia ser interpretado de tantas formas que não vou me estender.

I want your ugly
I want your disease
I want your everything
As long as it’s free
I want your love
(Love-love-love I want your love)

I want your drama
The touch of your hand
I want your leather-studded kiss in the sand
I want your love
Love-love-love
I want your love
(Love-love-love I want your love)

Logo após, é óbvio que o amor que GaGa está buscando é errado e doentio.

Ela é uma escrava sexual e, aparentemente, ela gosta disso. Ela sabe que a indústria é horrível mas ela ainda quer fazer parte disso. Tem um sentido sadomasoquista óbvio, quando ela diz que sabe que esse amor (ou sucesso na indústria) irá machucá-la e tratá-la mal, mas ela quer mesmo assim. Quando examinarmos o vídeo, também tem um sentido espiritual na letra, onde a fama equivale se submeter ao lado negro e satânico da indústria da música. Em outras palavras, a música também é sobre se submeter ao mal, e as imagens desse vídeo nos deixa claro esse fato.

I want your horror
I want your design
‘Cause you’re a criminal
As long as your mine
I want your love
(Love-love-love I want your love-uuhh)

I want your psycho
Your vertigo stick
Want you in my rear window
Baby you’re sick
I want your love
Love-love-love
I want your love
(Love-love-love I want your love)

Novamente, existe um misto de horror do mal com referências ao sexo hardcore, onde deixa-se entender o fato que ela quer ser "penetrada" por essa má influência de forma a conseguir seus favores. Existem referências aos filmes de Hitchcock (Psycho, Vertigo) que foram inteligentemente convertidas em letras explícitamente sexuais.

No bridge da música, GaGa canta emocionalmente "I don't wanna be friends".

Ela não quer ser uma estranha à industria, ela quer fazer parte dela. Logo adiante ela diz "I want your love and, All your lovers’ revenge", que significa que ela quer toda a atenção da indústria o ponto que ela também quer todo o "ódio" dos artistas que têm inveja dela.

Claro, a letra está aberta à interpretações, mas o visual do vídeo dá um sentido particular às palavras. GaGa não está cantando para uma pessoa, mas à um grupo, uma entidade, uma organização. Ela está cantando ao Illuminati, à indústria fonográfica, ao Baphomet: àqueles que tem o poder de fazer com que ela obtenha fama. Ela quer fazer parte do sinistro e corrupto sistema e escrever um Mau Romance com eles.



Análise do Vídeo
O vídeo é pesado e cheio de símbolos e imagens estranhas. Algumas são significativas e outras aparentam ser aleatórias. É óbvio que o conceito todo é sobre uma grande alegoria para a realidade da fama. Ela faz o papel de uma escrava sexual que está controlada mentalmente e drogada, pronta para ser leiloada entre os membros da máfia Russa.
Aqui está o vídeo:

Assistir vídeo no YouTube



Estória principal
O vídeo começa com GaGa saindo do que aparenta ser um caixão high-tech, ou talvez um tanque de deprivação de sentidos.

No começo do vídeo, ela está privada de seus sentidos. Seus olhos e ouvidos estão tampados.

Deprivação de sentidos é uma técnica de tortura usada em prisioneiros ou escravos com a mente controlada de forma a "quebrá-los" e facilitar sua re-educação. Ela é uma iniciante, uma amadora e ela não sabe realmente o que ela está fazendo.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaag1.png
GaGa não está vendo e ouvindo nada.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaag2.png
Em uma cena, ela está usando óculos de sol grossos e falando consigo mesma em um espelho.
Isso é remanescente do filme Who's Tommy, onde um garoto surdo, bobo e cego só se torna ativo quando está olhando para um espelho.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/TOMMY-ST-GER2.jpg
O Who's Tommy é um filme sobre um garoto que fica surdo, bobo e cego depois de um evento traumatizante.

Logo então, GaGa toma um banho para "lavar seus pecados", como ela mesma disse em uma entrevista sobre o clipe. Ela tem grandes olhos e é inocente, mas nós sabemos que gradualmente ela se tornará um "Monstro Da Fama".

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaag10.png
GaGa tomando um banho com seus grandes e inocentes olhos.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaag3.jpg
Então ela é fortemente segurada por duas mulheres. Ela tenta reagir mas finalmente aceita seu destino e até levanta suas mãos, como agradecimento.

Durante o vídeo, existe um vai-e-volta de momentos que mostram ela sendo forçada a fazer suas funções como uma escrava e sua força de vontade de ir até o fim. Ela é forçada a beber vodka, que na verdade é uma substituta amigável da MTV para as drogas. Escravos sexuais com mentes controladas são drogados fortemente para deixá-los vulneráveis e mais manipuláveis.

GaGa é despida e forçada a performar na frente de alguns homens. Os mafiosos podem representar o Illuminati, a força negra que domina a indústria da música. As máscaras representam sua natureza oculta.

Cada indivíduo representa uma gravadora, e eles estão leiloando para ver quem irá assinar um contrato com ela.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaag4.jpg
GaGa parece estar consciente do que está acontecendo e ela escolhe seduzir um rapaz em particular, que aparenta ter o que ela quer.

O homem mascarado aparenta gostar do que está acontecendo e dá o lance máximo para ganhá-la.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaag5.jpg
Um segundo restante para leiloar os serviços de Lady GaGa.

GaGa é requirida à completar suas funções como escrava sexual fazendo sexo com o vencedor. Então eles vão para um quarto bem simbólico.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaag61.jpg
Suas mãos estão estratégicamente colocadas embaixo das cabeças chifrudas. Logo após, um fogo toma conta do quarto.

Em cada lado do quarto existem cabeças de gazelas, que simbolicamente referem à Baphomet, o ídolo chifrudo do ocultismo Western.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/baphomet1fy7.jpg


Se você ler meus outros artigos sobre a indústria da música, você já deve saber do uso frequente do Baphomet em clipes e fotos. Meus artigos anteriores sobre Lady GaGa mostram fotos dela posando da mesma forma que a imagem acima. Chifres estrategicamente colocados aparecem em seus outros clipes e ensaios fotográficos. Tendo dito isso, a presença dessas cabeças chifrudas no quarto não é meramente decorativo, é bem simbólico.

GaGa está "se oferecendo" no altar de Baphomet de forma a se iniciar e ser aceita na Ordem. Ela não quer "ser amiga" da indústria, ela quer fazer parte dela (ela não é um "Monstro da Fama" por nada).

Então essa oferenda é consumida pelo fogo e não pelo sexo, porque tudo isso é para Baphomet e não para o homem russo. Ele foi só um meio para ela obter o que queria, fama.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaag7.jpg

Quando o fogo começa, outra cena acontece simultaneamente, mostrando GaGa e dançarinos mascarados vestidos em vermelho (a cor do sacrifício e da iniciação).

As vestimentas brancas-virginais que ela vestiu na maior parte do vídeo dão lugar à um vermelho sangrento, uma confirmação visual do fato que agora ela foi iniciada e aceita como parte da indústria.


http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaag8.jpg

GaGa então faz seu gesto "Olho No Triângulo" depois de sua iniciação, para deixar claro que agora pertence ao Illuminati.
A cena final mostra GaGa deitada na cama, com o esqueleto carbonizado do mafioso russo.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaag9.jpg


Note como tudo está carbonizado, exceto as duas cabeças de gazelas. O ritual aconteceu entre GaGa e Baphomet.

O homem foi uma ferramenta, um mero humano que foi sacrificado no processo de iniciação de GaGa.

Basicamente, GaGa passou pelos caminhos que um mega pop star tem que passar para obter sucesso na indústria fonográfica.

Ultimamente ela conseguiu o que queria e aparentemente fez tudo da sua maneira. Agora veremos como isso vai ser bom pra ela.


Outros símbolos
Fora da estória principal, o vídeo está cheio de simbologias e imagens que são ocultas por natureza. Aqui estão algumas delas:

Simbologia do Sol
Existem muitos símbolos se referindo ao sol no vídeo.

Como foi dito antes, Ra é um deus Egípcio solar, que foi mencionado várias vezes em rituais de encantamento, como na letra inicial, o "Rah-Rah".

A adoração ao Sol sempre foi o centro dos mistérios do ocultismo como se fosse considerado a maior representação de Deus.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaagsun1.jpg
A imagem do sol nas lentes do óculos. Ela está vestindo um vestido dourado. O dourado é a representação do Sol no ocultismo.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaagsun2.jpg
Luz solar dourada trazendo-a de volta à vida.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaagsun3.jpg
GaGa no centro de órbitas planetárias.


Simbolismos Anti-Cristianismo
O Cristianismo sempre esteve em uma posição ruim em diversas sociedades secretas. Acusações vêm de ambos os lados e sempre definem umas às outras como negação à outra. Isso também é representado no vídeo.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaagchrist1.jpg
A palavra "Monstro" com uma cruz Cristã embaixo cria uma não-tão-subliminar associação.

A cruz associada à palavra "Monstro" também pode ser vista em outras fotos promocionais:

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/the-fame-monster-lady-gaga-8557541-400-400.jpg


Note a posição de suas mãos.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaagchrist3.jpg


Uma cruz colocada em cima de seu órgão genital. Não importa em qual religião você está, você sabe que isso não é um sinal de respeito.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaagchrist2-copy.jpg


Nessa coreografia, GaGa faz o que aparenta ser o sinal da cruz, mas seus gestos desenham um triângulo (símbolo fálico clássico). Vejam melhor com meu desenho.


Simbolismo do Mostro Réptil
Em algumas cenas, GaGa gradualmente começa a parecer um mostro réptil, com foco em especial na espinha.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaagrept.jpg


Ênfase na espinha.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaagrept3.jpg
Porque a espinha dela brilha?

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaagrept2.jpg


Morcego bravo em sua cabeça.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/gaagrept4.jpg


Espinha em alto relevo... não tenho certeza do que ela está fazendo com as mãos.

Existe uma grande semelhança com o demônio nessa pintura de Michael Pacher, notem a espinha.

http://vigilantcitizen.com/wp-content/uploads/2009/11/Reptilian.jpg


Em Conclusão
"Bad Romance" de Lady GaGa é de longe o vídeo mais pesado e simbólico que eu já analisei.

É metafórico, mas uma correta descrição dos passos que devem ser dados para se tornar parte da "máquina popstar". Submissão, controle, negociações, iniciação, adoração às forças escuras, tudo isso está representado no vídeo. Depois de estudada, a música fala de um "Mau Romance" com a indústria da música.

A máquina usa os artistas, deixa-os estilosos e famosos e os trai com novos artistas, e finalmente os joga no lixo depois que o apelo inicial é perdido.

GaGa, o "Monstro da Fama", quer ser tratada dessa forma, sabendo que não existe outro jeito de se obter fama mundial.

Um artista pode ser extremamente criativo e talentoso, mas de alguma forma, a fama só pode ser alcançada através da exposição provida das corporações da mídia. Eles são donos de uma elite secreta, representada pelas máscaras dos que estão leiloando no vídeo. "Bad Romance" está nos servindo a dose perfeita do simbolismo subversivo da geração atual da MTV, e também oferecendo uma grande descrição da indústria da música comandada pela elite.

E agora vem a parte mais difícil:tirar essa música da minha cabeça."

Carlos Malhado

Nenhum comentário:

Postar um comentário